O que preciso aprender para ser um cuidador de idoso de excelência?

CUIDADOR DE IDOSOS TRABALHO EM EXELÊNCIA

Artigo de Diainy Castro Mendonça

No Brasil, atualmente, somam-se 15 milhões de idoso, e para 2025, é esperado que esse número alcance 34 milhões de idosos na faixa etária acima de 80 anos. E, com este aumento, também surgem as questões de como cuidar destes idosos. A frequência das doenças crônicas e a longevidade atual dos brasileiros são as duas principais causas do crescimento das taxas de idosos portadores de incapacidades. Os profissionais que pretende trabalhar como cuidadores de idosos deverá ter algumas habilidades e conhecimentos. O objetivo do trabalho é identificar através de levantamento bibliográfico todos os aspectos que o cuidador deva saber ao buscar conhecimento pra fazer um trabalho em excelência com os idosos. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma revisão de literatura com o intuito de fornecer uma síntese dos resultados de estudos indexados no período de 2002 a 2014, sobre o cuidado. Quem cuida, trabalha pelos interesses de alguém e preocupa-se com este alguém. Quanto ao desempenho destas atividades demanda que o cuidador de idosos deva apresentar algumas competências como: apresentar preparo físico e emocional, empatia, paciência, criatividade, discrição, iniciativa e honestidade entre outras. O “cuidar” a palavra é usada nos contextos de amor e amizade, expressando o desvelo, a preocupação, a inquietação pelo objeto de amor e devoção.

O significado de excelência é qualidade do que é excelente qualidade muito superior, ou seja, tratamento em especial que consideramos que os profissionais cuidadores de idosos sendo estes familiares, cuidadores de nível superior, cuidadores formais ou informais precisão ter a consciência de que este trabalho deva ser feito com amor.

Ainda, o cuidador precisa saber a importância e o significado do “cuidar” a palavra é usada nos contextos de amor e amizade, expressando o desvelo, a preocupação, a inquietação pelo objeto de amor e devoção. Sendo seu sentido, neste caso, o mesmo de cura: cogitar, pensar, colocar atenção, mostrar interesse, revelar uma atitude de desvelo e preocupação, tratar com carinho, nutrir, dar atenção especial, apreciar, ser sensível, amar e dispor de atenção.

Este profissional cuidador precisa dar importância a sua saúde cuidar do seu corpo da sua mente da sua vida manter uma boa saúde e a vitalidade lembrando que para cuidar de alguém eu preciso estar bem.
O Profissional excelente precisa ter o entendimento que entre suas habilidades e conhecimentos seria saber cuidar de pessoas, promover seu bem estar, cuidar da alimentação, cuidar da higiene geral tal como intima e bucal, cuidar da saúde, cuidar do ambiente, incentivar a cultura e a educação, acompanhar, ser éticos, ser responsável, conhecimento dos transtornos mais comuns do envelhecimento, bom relacionamento com todas as pessoas que rodea o idoso sendo estes familiares profissionais da área da saúde ou não, precisa ter conhecimento das informações sobre o diagnóstico e tratamento do idoso, aspectos nutricionais, doenças mais comuns na velhice, adaptação do ambiente, cuidados com a pele, transtorno do sono ou sonolência excessiva, alterações do comportamento: irritação, agitação e agressividade, Instabilidade e quedas, perda involuntária de urina e de fezes, constipação intestinal, sobre demência, Emergência, uso de medicamentos, conhecimento sobre o idoso seus hábitos rotinas suas patologias seu histórico, sempre estimulá-lo e auxiliá-lo no desempenho de atividades de vida diária, acompanhá-lo em atividades externas, Sempre buscar um trabalho em conjunto com a equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do idoso, praticar o amor, a gentileza, ser presente, manter o cuidado autêntico, apoiar a expressão de sentimentos positivos e negativos, manter a beleza, o conforto, a dignidade e a paz.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *