Cuidadores
Os filhos tem um sentimento de gratidão eterna aos pais, sentimento esse que se intensifica quando os pais se envelhecem.
Alinhado a esta gratidão, tem-se a sensação de que é necessário cuidar dos mais velhos na medida em que necessidades básicas não podem ser realizadas sem auxílio de alguém. Em outras palavras, os filhos ou netos sentem uma espécie de obrigação de ajudar os pais e avós a andarem, se alimentarem, se vestirem.
Embora tais sentimentos sejam repletos de amor, a dificuldade de cuidar de um idoso é tão complexa que acaba estressando e cansando os filhos e netos.
A nobre função do cuidador de idosos
Um cuidador de idosos deve ser alguém qualificado e experiente, que tenha referências positivas e possa fornecer documentação de antecedentes criminais. Certifique-se também que o cuidador tenha habilidades de comunicação e empatia para lidar com idosos e suas necessidades específicas.
7 passos para contratar um cuidador de idosos
Antes de procurar um cuidador de idosos para trabalhar em seu domicílio, aqui estão algumas coisas que você precisa saber:
-
Defina o perfil desejado do cuidador de idosos: antes de começar a procurar um cuidador, pense nas características que são importantes para você, como habilidades de comunicação, experiência anterior e qualificações.
-
Para quais tarefas precisa de cuidadores de idosos: faça uma lista das tarefas que você espera que o cuidador realize, como ajudar com a higiene pessoal, dar remédios e cozinhar.
-
Em quais dias e horários precisa de um cuidador de idosos: determine quando você precisará do cuidador e por quanto tempo. Considere se você precisa de alguém para trabalhar em tempo integral ou parcial.
-
Como fazer a seleção segura do cuidador de idosos particular: verifique as referências e antecedentes criminais do cuidador. Certifique-se de que ele tenha as habilidades necessárias para lidar com idosos e suas necessidades.
-
Modelos de contratação (parte trabalhista): decida se você deseja contratar o cuidador diretamente ou através de uma agência. Se você optar por contratar o cuidador diretamente, lembre-se de que você precisará cuidar da parte trabalhista, incluindo impostos e benefícios.
-
Planeje ter câmeras de monitoramento por vídeo na residência: se você optar por ter um cuidador em casa, considere instalar câmeras de monitoramento por vídeo para garantir a segurança do idoso e do cuidador.
-
Respeite o tempo para quem cuida; o cuidador precisa de folgas: certifique-se de que o cuidador tenha tempo livre para descansar e cuidar de si mesmo.
Lembre-se de que contratar um cuidador de idosos é uma decisão importante e que você deve levar o tempo necessário para encontrar alguém que atenda às suas necessidades e às do idoso.